terça-feira, 11 de abril de 2023

Só acredito vendo!

Decocional 12 abr 2023        

       Este texto era pra ser só sobre a incredulidade de Tomé, o Dídimo, o cético. Mas acabou sendo também sobre Simão, o nervosão, cortador de orelhas...
        Muito já se comentou sobre o ceticismo de Tomé. E muita gente já se indignou com o fato de ele ter duvidado que Jesus tinha ressuscitado...
...
       Somos assim. Você não? Eu sim. Cansei de reprovar os outros. Muito já fui também criticado e reprovado por andar na contramão, por fazer o que a maioria não faz, por pensar diferente. E muito já me indignei com isso... Com e sem motivo.
Simão saiu do barco e, em dado momento, percebendo que tava andando sobre as águas, começou a submergir, e se não fosse o Mestre lhe dar a mão, já sabe, né? Ah, tá, ele também negou Jesus três vezes...
        “Que vergonha, que falta de consideração...!” Cê já falou ou pensou isso? Talvez sim, talvez não. Eu não. De Simão não. Mas de pessoas mais comuns que nem eu... No fim dá no mesmo... Reprovar alguém pelas falhas sem considerar os acertos...
Tomé não tava no esconderijo com os demais, quando Jesus apareceu... Cê já pensou que os outros só creram porque viram antes? Eu já... Aliás, apesar de terem visto, eles tavam meio assim, sei lá, cabreiros, confundindo Jesus com o Gasparzinho. Tanto é que Jesus precisou comer algo pra eles terem certeza... Aí Tomé chegou e, antes de ver, falou que só acreditaria vendo... Jesus, então, mandou ele se aproximar e tocar nas feridas... E ele, que nem os demais, ainda teve um momento de vacilação. Tava vendo, mas não tava crendo. Só depois que tocou no Mestre, creu. E confessou:
- Senhor meu e Deus meu...
        Voltando um pouco no tempo, encontramos Tomé demonstrando a coragem que os outros não tinham. Quando Jesus estava pra ir a Betânia ressuscitar Lázaro...
- Vai não, Mestre. Vão te matar... Tá doido?
- Eu sei, mas vou assim mesmo...
Aí Tomé diz:
- Bora lá nós também. Pra morrer com ele...
        Vamos combinar. Isso não é pouca coisa...
        Voltando a Simão Pedro... Jesus disse a ele que, antes que o galo cantasse, ele iria negar o Mestre três vezes...
- É ruim, hein, Mestre! Eu não. Eu, Simão? Não vou negar não!
        Pra azar dele, tinha um vizinho ali perto que criava galinha... E tinha galo. Um daqueles que funcionam como um despertador. O bichinho subiu em algum lugar alto, tipo um poleiro, um muro ou um telhado, estufou o peito e caprichou num cocorocó bem afinado. E não satisfeito repetiu. E repetiu de novo... Devia estar instruído. Deve ter até ensaiado...
        Curioso é que tem sempre aquela tendência de a gente esquecer tudo que veio antes e focar só nos tropeços da pessoa. Foi assim com Simão, foi assim com Tomé... É assim com você? Não? Comigo é... Tô cansado de ver... “Meu passado me condena”... Mas Jesus me absolve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário