terça-feira, 27 de julho de 2010

Apenas a juventude se foi

Você ainda é a mesma pessoa.
Mais velha, sim, mais cansada
e um pouco também mais frustrada.
E daí?

Muitas estradas você não trilhou
por medo de errar o caminho
e por deixar de caminhar
é que acabou errando.

Tantos momentos você não viveu
por medo de sofrer
e apesar de não ter vivido,
colheu tanto sofrimento.

Muitas flores você não colheu
Para não se ferir nos espinhos,
e se feriu mesmo assim
mas não lhes sentiu o perfume.

Só por fora você mudou;
Apenas mais idade tem.
A juventude é que se foi.
E daí?

Dela você não precisa mais.
Descubra, no dia de hoje,
que ainda sua janela o sol visita
te convidando a viver
e com seu calor se banhar.

Descubra neste instante
que ainda o vento continua tentando
despentear seus cabelos
te convidando a se abraçar por causa do frio.

Descubra nesta poesia
a palavra que faltou mas queria estar presente,
o verso que não foi feito mas tentou se inventar
e tudo que eu não disse para te fazer sorrir
porque não soube como dizer
que a sua juventude passou, sim.
Mas, e daí?
Deus não deixou e nunca há de deixar
de amar você...

2 comentários:

  1. Gostei muito deste poema professor, bem parecido comigo. Os tempos passaram e modificaram o meu modo de pensar. Antes eu valorizava muito a beleza, era vaidosa. Hoje sou apenas eu mesma, só a essência permaneceu, os supérflos mandei tomar outro rumo, mas continuo procurando aprender, isso não me cansa, Deus sabe. O que realmente me traz felicidade é o amor dos meus quatro netos. Vivo pra lá e pra cá pra visitá-los, moram nos dois extremos do país, Manaus e Porto Alegre e eu bem no meio.
    Vou colocar o seu blog nos meus favoritos para lê tudo com muita calma. Um abraço. Maria de Deus Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três anos e cinco meses depois do seu comentário é que vim aqui conferir... Me sinto envergonhado. E ao mesmo tempo, feliz.
      Obrigado pelas suas palavras.
      Beijos.

      Excluir